Acupuntura

O diagnóstico é feito pela história clínica, pelo exame neurológico e confirmado por exames de imagem. O sangramento é

1) É perigoso? Dói?
Não e perigoso desde que feita por médico especializado utilizando da técnica correta, material adequado e com diagnóstico preciso. Vale ressaltar que a acupuntura e uma especialidade médica regulamentada por lei já ha alguns anos no Brasil.
Não e dolorosa o que ocorre e um pequeno desconforto na hora e no local da inserção, porém totalmente suportável.

2) Quais as doenças tratadas pela acupuntura?
Desde 1979 a organização mundial de saúde editou uma lista de doenças que podem ser tratadas por acupuntura baseada em resultados de diversos trabalhos científicos comprovando sua eficácia, tais como: distensões musculares, dores lombares e cervicais, ciatalgias, tendinites, fibromialgia, artroses, dores articulares, cefaléias, enxaquecas, quadros alérgicos, rinites, zumbidos, constipação intestinal, gastrites, depressão, ansiedade, insônia, tensão pré-menstrual, menopausa, tabagismo, enjôos da gestação, mal estar e vômitos de pós-operatório, dores causadas por tumores, reações adversas a tratamento com químio e radioterapia, etc.

3) O tratamento e longo?
A duração do tratamento depende da doença a ser tratada. Doenças agudas requerem número menor de sessões já as crônicas necessitam de mais sessões. As sessões podem ser feitas semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da doença e do estado geral do paciente.

4) Qual a duração da sessão?
Em media cada sessão de acupuntura dura de 20 a 30 minutos.

5) Os convênios dão cobertura?
Sim os convênios dão cobertura uma vez que e uma especialidade medica porem tem que ser realizada por profissional medica especializado e credenciado ao convenio.

6) Fazendo acupuntura pode parar outros medicamentos?
Em alguns casos pode desde que com acompanhamento e autorização médica. Em outros casos a dosagem dos medicamentos pode ser reduzida gradualmente. E em outros a acupuntura entra como um recurso terapêutico associado aos tratamentos convencionais. Tudo depende de uma avaliação e acompanhamento rigoroso do paciente e da doença que vem sendo tratada. Ressaltando que a acupuntura não substitui outros tratamentos médicos principalmente em patologias onde são necessários procedimentos cirúrgicos ou nos casos das doenças infecciosas. A acupuntura pode ser realizada como um recurso terapêutico associada sempre a todos os outros recursos terapêuticos que a medicina atual dispõe sempre objetivando o que ha de melhor indicado para cada patologia e para cada doente.

Gostou?

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Fale conosco