Tumores Cerebrais

As principais causas para o aparecimento de um tumor cerebral são as alterações genéticas e a exposição à radiação.

O quadro clínico é muito variável, podendo ser desde uma dor de cabeça leve até déficits neurológicos graves. Os sintomas mais freqüentes são dores de cabeça, vômito, perda de força de um lado do corpo, perda da sensibilidade, confusão mental, déficit visual e crise convulsiva.

O diagnóstico é feito através da história do paciente, exame neurológico detalhado e a confirmação com exames de imagem. Os principais exames realizados são a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética do crânio.

O tratamento depende de vários fatores como tamanho do tumor, localização no cérebro, estado clínico do paciente, número de lesões e se o tumor é benigno ou maligno. De maneira geral, o tratamento é feito com cirurgia e em alguns tipos e situações a radioterapia e a quimioterapia também podem ser indicadas. Nos tumores benignos em que se consegue a ressecção total da lesão, pode haver cura da doença.

O atendimento deve ser multidisciplinar envolvendo o neurocirurgião, o radioterapêuta, o oncologista, o psicólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional, o enfermeiro, o nutricionista, entre outros, desta maneira tratando o paciente como um todo.

Novos aparelhos, técnicas modernas, medicações recentes têm contribuído para o diagnóstico e tratamento dos tumores intracranianos, melhorando a qualidade de vida e a chance de cura dos pacientes.

Dr. Rodrigo Leite de Morais CRM 19163
Neurocirurgião – Médico da Clínica I.M.A.
“Clínica IMA – Atendimento Médico de Qualidade”

Gostou?

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Fale conosco