Sinusite

Quais os sintomas?

Os principais sintomas da sinusite são dor facial (depende muito do seio acometido), secreção posterior (que escorre do nariz para a garganta), secreção nasal desde clara até amarelada, tosse produtiva, obstrução nasal, cheiro ruim no nariz, gosto amargo na boca.

Quais as causas de sinusite?
A sinusite geralmente é dividida em aguda, que dura 4 semanas ou menos, subaguda, que dura entre 4 e 8 semanas, crônica, que dura mais de 8 semanas
Em um quadro de sinusite aguda, geralmente a causa mais comum é um resfriado comum ou uma crise de rinite alérgica, que em uma evolução de poucos dias, resolve-se com descongestionantes pra aliviar a pressão facial. É a sinusite viral ou alérgica. Porém se houver persistência dos sintomas por mais de 7 dias geralmente, e a secreção nasal passar de clara à purulenta (amarelada), faz-se o diagnóstico de sinusite aguda bacteriana, necessitando daí o uso de antibióticos. A sinusite hoje em dia é chamada de rinossinusite, pois na maioria das vezes é o nariz que gera a sinusite. Dificilmente um paciente terá sinusite sem sintoma nenhum no nariz, principalmente de obstrução.
No caso da sinusite crônica, a grande maioria das pessoas possui um defeito anatômico do nariz e seios que predispõe a ter esta patologia. Por exemplo, desvio de septo, hipertrofia de cornetos (chamado popularmente de carne esponjosa) , adenoide, e obstruções dos pequenos canais que ligam o nariz aos seios da face. Outra causa freqüente é a rinite alérgica não tratada.

Como fazer o diagnóstico?
Em um quadro agudo, o diagnóstico é exclusivamente clínico, ou seja, só pelos sintomas do paciente e exame clinico se faz o diagnóstico. Exames nesta fase não ajudam muito. Por exemplo, uma pessoa com resfriado e coriza, sem sintomas de sinusite, pode ter um raios-X de seios da face alterados por passar a coriza do nariz ao interior dos seios, e ter um diagnóstico de sinusite bacteriana erroneamente definido, e usar antibióticos sem necessidade. Paciente com dor facial, e resfriado, porem com secreção nasal transparente, não caracteriza sinusite bacteriana e sim apenas um quadro viral, diferente de quando a secreção se torna amarelada.
Em um quadro crônico, o exame de eleição mais importante pra diagnóstico é a tomografia computadorizada dos seios da face, onde podemos ver detalhes da anatomia do nariz e seios da face. Endoscopia nasal ajuda no diagnóstico de alterações anatômicas. Ponto importante a ressaltar é que quadro agudo distorce qualquer exame, então primeiro deve-se tratar a crise aguda do paciente pra depois solicitar tomografia. Se mesmo tratando a tomografia vier com sinusite, faz-se o diagnóstico de sinusite crônica.

É verdade que não tem cura?
Mentira. Na maioria das vezes tem cura sim. Tem que achar a causa e tratá-la, seja por remédios ou cirurgia

É contagioso? É perigoso? O que pode ocorrer se não tratar corretamente?
Não é contagioso. Se não tratar corretamente pode ser perigoso e ocorrer algumas complicações sérias, principalmente nas fases agudizadas, como a infecção se estender ao olhodeixando a pessoa cega ou ao cérebro, sendo daí um quadro gravíssimo que exige cirurgia de emergência.

O tratamento é clínico ou cirúrgico?
Sinusite aguda o tratamento é clínico, com remédios como descongestionantes, corticóides, antibiótico, mucolíticos, anti-alérgicos, etc, a não ser nas complicações onde além disso precisa de cirurgia de emergência. Nos casos crônicos, sempre deve ser tentado tratamento clínico, mas na maioria das vezes a cirurgia se torna necessária. O objetivo da cirurgia é alargar os estreitos canais que ligam o nariz aos seios da face, para não ficar secreção represada nos seios e não gerar sinusite. Raspagem significa retirar a mucosa dos seios da face, procedimento este que não se faz mais hoje em dia, pois so melhorando a drenagem a mucosa dos seios tende a se recuperar já

Dr. Rodrigo Hamerschmidt – Otorrinolaringologista
IMA-Instituto de Medicina de Araucária
IPO- Hospital Paranaense de Otorrino

Gostou?

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Fale conosco