Primeiramente por ser um procedimento muito invasivo, apesar de ser realizado com base em procedimentos para não ocasionar nenhum desconforto ao paciente
Segundo pelo receio de tomar uma medicação e ter alguma reação, o que realmente pode ocorrer, porém raramente, pois você é avaliado e os tipos de anestesias/sedações são individualizadas e na menor dose possível, somente para o tempo de realização do exame.
Terceiro pelo medo do resultado do exame apresentar alguma doença grave, porém isto não faz sentido pois se por acaso você tiver alguma doença grave, quanto antes souber maiores são suas chances de cura.
A Endoscopia digestiva é um exame de grande importância, não podendo ser substituído por outro exame, pois só com a endoscopia podemos avaliar e diagnosticar as principais doenças do esôfago, estômago e duodeno. O exame endoscópico quando realizado por um médico especialista em endoscopia num local adequadamente preparado para a realização do exame, é um exame seguro, confortável e importante para o diagnóstico de diversas doenças. Por ser um exame invasivo, evidentemente que envolve riscos de apresentar complicações ou efeitos colaterais inerentes ao procedimento, porém são extremamente raros quando dentro das condições acima descritas.
Como é o procedimento: Você deve ter a solicitação de seu médico, comparecer em jejum e com um acompanhante, é aplicada uma medicação endovenosa, e enquando você estiver dormindo (Aproximadamente 5 – 15 minutos), o exame é realizado, conforme ilustrado na figura.
Dr. Janiro Zattoni Gomes Barbosa – CRM 9917
Membro Titular da Federação Brasiseira de Gastroenterologia
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva