Esteatose Hepática

Esta gordura no fígado pode estar associada a diversas doenças, como: Alcoolismo, hepatites crônicas, obesidade, diabetes, aumento de colesterol e triglicerídeos, uso de medicamentos, fatores genéticos, etc…. Em geral 70% das pessoas que tem esteatose são obesas, porém mesmo a pessoa magra pode ter este acumulo de gordura no fígado.

Os tratamentos medicamentosos ainda apresentam resultados controversos, sendo o mais adequado, e onde se obtém os melhores resultados, combater os fatores de risco, como: Suspender uso de bebidas alcoólicas, reduzir o peso (Alterar hábito alimentar + exercícios físicos), controle de diabetes e colesterol, corrigir o uso inadequado de medicamentos.

Em geral o diagnóstico de Esteatose (Principalmente nos casos não relacionada com uso de álcool), ocorre em achados casuais, quando se faz exames ecográficos por outros motivos. Quando isto ocorrer, deve-se procurar um médico para orientação e investigação das possíveis causas de esteatose e a partir de então realizar controles anuais, com exames de imagem e exames laboratoriais.

Dr. Janiro Zattoni Gomes Barbosa – CRM 9917
Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva
Médico da Clínica I.M.A.

Gostou?

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Fale conosco