Os tipos mais freqüentes de cefaléias primárias são a do tipo tensional e a enxaqueca ou migrânea. Acometem principalmente mulheres e tem como fator desencadeante o estresse ou o cansaço. A enxaqueca também pode ser desencadeada durante o período menstrual, por determinados alimentos, luz, barulho, álcool entre outros.
A localização da dor é variável podendo ser apenas de um lado, bilateral, na região frontal ou occipital e às vezes em toda a cabeça. Podem ser do tipo pontada, fisgada, tipo aperto, peso, pulsátil o que ajuda a definir o tipo específico de cefaléia. A intensidade pode variar de leve a forte e a duração de horas a dias e às vezes pode estar associada a vômitos.
Os pacientes com enxaqueca podem apresentar sintomas horas antes da crise como mudança de humor, comportamento, distúrbios visuais, dormência no corpo e são seguidos pela dor progressivamente.
O tratamento das dores de cabeça vai depender do tipo específico de dor que o paciente apresenta. Atualmente existem várias medicações que podem ser utilizadas no tratamento das cefaléias. Algumas são de uso diário como forma de prevenção e outras utilizadas apenas no início das crises.
É importante saber que toda dor de cabeça tem uma causa e deve ser avaliada por um médico para que sejam afastadas doenças mais graves e para que seja tratada adequadamente.
Dr Rodrigo Leite de Morais
Neurocirurgião
Médico da Clínica I.M.A.